Estações Meteorológicas


e a RPF Instrumentação Ltda.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde 2001 a RPF Instrumentação Ltda. a pedido da EMBRAER
Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A vem se dedicando a manutenção, calibração e instalação de Estações Meteorológicas.

Por dificuldades de encontrar um laboratório que pudesse os auxiliar, na época, a EMBRAER passou suas estações da marca Vaisala, Squitter e TSI, totalmente para os nossos cuidados, estações que permanecem sendo cuidadas por nós até hoje, claro que somadas a outras marcas e modelos que foram ampliando durante os anos.

Para tal a RPF Instrumentação Ltda, resolveu investir em alguns pontos importantes:

-    Padrão tipo turbina múltipla (FAN) para calibração de seu Túnel de Vento.

-    Túnel de vento de maior capacidade.

      
Esquerda, parte do Novo Túnel de Vento, direita, estação em calibração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


-    Ponto Geodésico para calibração da direção do vento certificado pelo Departamento de Topografia e Geodésica do Estado de São Paulo. (Único ponto Geodésico particular do Brasil).


      
Esquerda, marco do ponto Geodésico, direita, antiga área de proteção, hoje em dia a região é totalmente gramada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Estação Vaisala em calibração, direção do vento.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estação Squitter ou Young em calibração, direção do vento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Desde 2010 a RPF Instrumentação colocou no seu portifólio de clientes o Ministério da Aeronáutica, através do PAME RJ, calibrando inúmeros instrumentos de meteorologia, inclusive as estações táticas que as equipes do Rio de Janeiro trazem e acompanham a calibração “in loco”.


Trimestralmente, em missão, equipes da Aeronáutica durante estes últimos anos visitaram as dependências da RPF. Durante estas missões foram efetuadas auditorias para a demonstração do sistema da qualidade, bem como as normalizações dos procedimentos de trabalho. 

Ao longo dos anos os sensores convencionais de velocidade e direção de vento são calibrados sem a necessidade de “missões”, simplesmente colocados em transportadora chegam e deixam o Laboratório devidamente revisados e calibrados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Além de construir seus próprios sensores meteorológicos, a RPF Instrumentação também dá manutenção mecânica, elétrica e eletrônica em qualquer modelo de estação.

      
Estação Meteorológica Integrada Delta Ohm Italiana, recém chegada ao Brasil com problemas, já consertada e em serviço. 

 

 

 

 

 

 

Registrada no CREA-SP sob o número 0598908 a RPF Instrumentação coloca a sua disposição todo o seu conhecimento, a sua equipe e as suas dependências para auxilia-lo em Meteorologia e toda a cadeia Metrológica em questão.

 

 


InfAer100914.doc/pdf
 

© 2016 por RPF. Criado orgulhosamente com Wix.com